por Lurdes Pinheiro
Rajyogini Dadi Janki, foi Diretora mundial da Brahma Kumaris World Spiritual Universty (BKWSU) de 2007 a 2020, depois da ascensão de Dadi Prakashmani, anterior Diretora.
Em 27 de Março de 2020, aos 104 anos de idade, Dadi Janki, deixou o seu corpo físico e ascendeu ao mundo angélico.
Nascida em 1916 em Hyderabad, Sindh, norte da Índia, agora Paquistão, Dadi entrou em contacto com a Brahma Kumaris aos 21 anos de idade. A partir de então, dedicou toda a sua vida ao serviço de Deus, como um pilar de elevação da consciência e transformação do mundo.
Nos seus primeiros anos de serviço, viajou por toda a Índia, dando a mensagem da Brahma Kumaris a milhares de pessoas. A sua presença inspirou cada ser, a desenvolver virtudes e poderes inatos e, a transformar a vida positivamente, através da Filosofia e Meditação Raja Yoga.
Em 1974, a Instituição enviou Dadi para Londres, onde fundou o primeiro centro da Europa. Aí permaneceu, por 35 anos, estabelecendo a atual Sede Ocidental e mais de 100 centros da Brahma Kumaris.
Em 1978, Dadi Janki foi considerada a mente mais estável do mundo pelo Instituto de Pesquisa Médica e Científica da Universidade do Texas, EUA. Depois de examinarem o padrão de ondas cerebrais de Dadi, através dos exercícios mentais mais complexos, os cientistas concluíram, que a sua mente permanecia em paz e completa estabilidade.
Reconhecida internacionalmente como uma grande líder espiritual, Dadi Janki foi um dos dez Guardiões da Sabedoria, um grupo eminente de líderes religiosos e espirituais, reunidos na Cúpula da Terra do Rio e Habittat II, para aconselhar líderes políticos, sobre os dilemas espirituais, que sustentam as questões globais.
Em 2004, Dadi Janki, foi premiada com a Medalha da Independência, pelo seu trabalho humanitário, atribuída pelo rei da Jordânia.
O Senhor Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, nomeou Dadi Janki com o título de embaixadora da missão Swachch Bharat.
Dadi foi patrona internacional de Direitos e Humanidade, patrona do Congresso Mundial de Fés e membro da Global Peace Iniciativa de Mulheres.
Dadi Janki também foi Presidente da Fundação Janki, uma instituição de caridade do Reino Unido. Esta instituição tem como objetivo fundamental, apoiar os profissionais de saúde, proporcionando formações baseadas em valores, através de palestras, diálogos, cds e livros.
A Fundação Janki, apoia financeiramente o Hospital Global e Centro de Pesquisa em Mount Abu - Índia, o primeiro modelo, de integração da medicina complementar, tecnologias médicas contemporâneas e espiritualidade. É de salientar, que este Hospital, oferece assistência médica gratuita ou subsidiada aos residentes locais, populações vizinhas e ajuda os visitantes da região.
Em 12 de Abril de 2021, o Governo Indiano, lançou um Selo Postal comemorativo em homenagem a Dadi Janki, na celebração do primeiro aniversário da sua ascensão. A cerimónia foi presidida pelo Ilmo.Sr. Vice-Presidente da Índia, Shri M.Venkaiah Naidu que no seu discurso sublinhou: «É uma homenagem digna por parte do Governo, este lançamento de Selo Postal, para marcar o primeiro aniversário de uma mestre espiritual extraordinária. Ao relembrar o seu encontro com a honorável Dadi Janki, no campus de Shantivan da Brahma Kumaris em 2019, o Vice-Presidente, considerou-a uma das principais líderes espirituais dos tempos contemporâneos. Quando alguém encontrava Dadi ji, sentia paz irradiando de seu rosto, sempre sorridente e pacífico».
Estiveram presentes no evento, o Ministro da União Shri Ravi Shankar Prasad, ex-Diretor do CBI, Shri Dr Kaarthikeyan, Brahma Kumari Irmã Asha, Brahma Kumari Irmã Shivani, BK Mruthyunjaya, entre outros. Também participaram no evento, de forma virtual, membros da Brahma Kumaris de todo o mundo.
Dadi Janki deixou-nos um legado espiritual de valor imensurável, em várias áreas. Entre elas, os seus livros: “Companion of God”, “365 Days of Wisdom”, A Pocket Book On Virtue”, “Feeling Great”, Inside Out”, “Is There Another Way?”, “Om Shanti the Essence of Truth and Love”, “Stepping into Happiness”, “The Story of My Life”, ”Think Feel Know Enjoy” e “Wings of Soul”.
Dadi Janki, foi e continua a ser (porque o espírito é imortal), um Anjo de Amor, Alegria, Paz e Sabedoria, que na forma de instrumento, despertou a consciência de milhões de seres, ligando as suas mentes à Mente Suprema.
Durante 35 anos, Dadi Janki Ji sustentou a minha vida na forma de Mãe Divina e Professora Espiritual. Nesse contexto, sempre me deu a certeza de que as minhas realizações são fruto da entrega ao estudo e à união com o Pai Supremo. Alguns anos atrás, num encontro pessoal, na Sede Mundial da BKWSU - Índia, Dadi olhou para mim nos meus olhos e disse: “Tu vais escrever livros em nome da Brahma Kumaris”. Como era de esperar, senti-me muito honrada com o seu convite.
A confiança que Dadi demonstrou em mim, foi tal que, o que ela previu, aconteceu e acontecerá até ao fim da minha existência. Deus e o drama da vida, estão sempre comigo, neste papel, com o qual me sinto realizada e muito feliz.
Dadi Janki querida, onde quer que você esteja, quando me lembro de si, sinto a sua presença amorosa. As memórias da nossa história, plenas de sabedoria, amor, paz e alegria, vivem no meu coração. Sinto-me infinitamente grata, por tudo o que recebi de si. Estamos sempre juntas, agora numa outra dimensão. Onde há amor, não existe separação.
(Julho 2021 - Revista Espaço Aberto - www.revistaespacoaberto.pt)
Lurdes Pinheiro é artista plástica e autora de cinco livros de Desenvolvimento Pessoal. Estuda e ensina a filosofia e Meditação Raja Yoga há mais de 33 anos e é membro da Coordenação Nacional em Portugal.