Por Lurdes Pinheiro
Quando entendemos o poder do amor, entramos facilmente no mundo interior, de forma a explorar a influência da luz e sombra dentro de nós, seres espirituais.
A energia do amor é tal, que nos permite sair da sombra das negatividades, como a intolerância, instabilidade, incoerência, impaciência, tristeza, etc., e entrar na luz das virtudes e poderes, que fazem parte da alma que somos.
Na Filosofia e Meditação Raja Yoga, lecionadas mundialmente na Brahma Kumaris World Spiritual University, o conhecimento da Alma, de Deus e a ligação mental entre ambos (yoga), são os pilares fundamentais, para mantermos a chama do amor acesa, e esse, é o foco constante para entrar em contacto com a divindade original.
Dentro do espírito humano, existem os poderes de Introversão, Discernir, Decidir, Enfrentar, Desprendimento, Adaptação, Cooperação e Tolerância, que expressamos através dos pensamentos, palavras e interações, de forma consciente ou inconsciente.
Em primeiro lugar, é importante criarmos amor pelo ser maravilhoso que somos, não obstante sabermos que, a sombra dos defeitos, existe em nós. Mas, como o que é negativo, não é inato, se invocarmos a energia virtuosa, podemos transformar a pedra de qualquer negatividade, na água cristalina da Felicidade, Pureza, Tolerância, Poder interior, etc.
O segundo passo, será experimentar o relacionamento, com a Fonte Suprema plena de conhecimento, virtudes e poderes, que está à distância de um pensamento positivo. É nessa intimidade, que recebemos luz e poder, para regressar ao potencial divino.
No processo de libertação dos poderes, é importante associarmos algumas virtudes, enquanto concentramos a alma, na consciência de luz eterna.
Para o poder da Introversão, devemos praticar a virtude do desapego com amor. Esta consciência leva-nos além da atração do mundo material, das cores, movimentos e sons, que estimulam a ação dos órgãos dos sentidos. Assim, focados em qualquer poder, viajamos mentalmente para o mundo interior, depois, para o lar original, e aí, ficamos envolvidos na Energia Divina, purificando a alma.
O Discernimento, tem dentro de si a virtude da honestidade, que me permite olhar para a sombra sem me identificar com ela, e ter a certeza que o amor transmuta o negativo em positivo.
O poder de Decidir com amor, está combinado com sabedoria. Com esta, podemos sentir claramente o que é certo e errado, saber qual a melhor solução para os nossos problemas, e tomar decisões corretas.
Enfrentar a nossa sombra, as situações e pessoas difíceis, requer fé e coragem envolvidas. Onde existe amor pelo resgate da divindade, também existe fé em nós próprios, e a coragem para transmutar a personalidade negativa.
Desprendimento e amor têm uma relação bastante próxima. Alguém que ama a si mesmo e a vida, desprende-se facilmente, dos seus defeitos e memórias negativas do subconsciente. Assim, torna-se mais fácil amar Deus e os outros seres.
Adaptação é o poder que os rios nos transmitem, contornando constantemente as montanhas no seu percurso. Somos rios de amor e luz que emergem no Oceano de Luz, circundando com flexibilidade, os obstáculos que a vida apresenta.
O poder da Cooperação, só pode ser efetivo, com a presença do amor. Primeiro, coopero comigo mesma, através de cuidar da saúde física e espiritual diariamente. Depois dessa cooperação, o amor incondicional amplia dentro de mim. Assim, nasce a vontade genuína de cooperar com todos os seres.
Tolerância, não significa suportar uma pessoa negativa ou uma situação que parece intransponível. Com amor, podemos sentir que a tolerância ajuda a ultrapassar as situações com mais paciência, aceitando as diferenças entre os seres, atores, neste palco do mundo, sabendo que cada um desempenha o seu papel da melhor forma possível.
(Revista Saúde Actual - https://saudeactual.pt)
Lurdes Pinheiro é artista plástica e autora de cinco livros de Desenvolvimento Pessoal. Estuda e ensina a filosofia e Meditação Raja Yoga há 36 anos e é membro da Coordenação Nacional em Portugal.